Diferenças PABX Convencional x Nuvem

Investir em um sistema de PABX é crucial para a comunicação interna e o atendimento externo das empresas. Conheçaas Diferenças PABX Convencional x Nuvem.

Graças à tecnologia, as empresas podem escolher entre dois tipos de PABX: o convencional e o em nuvem. Muitas empresas estão migrando do equipamento físico para o virtual. Vamos explorar as principais diferenças entre esses sistemas.

Diferenças PABX Convencional x Nuvem
PABX

PABX é um gerenciador de linhas telefônicas que permite comunicação interna e externa através de ramais de forma eficiente e econômica, certamente disponibiliza facilidade que otimiza as atividades no dia a dia das empresas, tais como: Atendimento digital, distribuição automática de chamadas, grupos de atendimento, gravação de chamadas, call centers etc. Com o avanço da tecnologia hoje é disponibilizado de forma física, isto é, instalado no site da empresa e em Nuvem instalado em um data center do fornecedor sistema.  


Benefícios do PABX

Comunicação Eficaz: Facilita ligações internas e transferência de chamadas com sigilo, impedindo que outras linhas escutem a conversa.

Controle de Custos: Reduz os custos, evitando a compra de várias linhas telefônicas, assim divulgando apenas um número comercial. No PABX em nuvem, as ligações entre ramais são gratuitas, mesmo fora da sede.

Organização: Permite agrupar ramais por departamentos, agilizando a comunicação interna e o atendimento externo. Transferências de chamadas são rápidas e eficientes.

Maior Produtividade: Ramal para cada setor e colaborador, portanto eliminando a necessidade de deslocamentos para buscar informações. Mesmo em uma era onde o WhatsApp é predominante a comunicação por voz continua sendo essencial para respostas rápidas.

O PABX evoluiu e pode ser classificado em dois tipos: Convencional e em Nuvem.

PABX Convencional

Refere-se a equipamentos físicos de PABX, assim sua principal diferença em relação ao PABX em Nuvem é a presença de um equipamento físico. Existem três tipos:

  • Analógico: Funciona com linhas telefônicas analógicas.
  • IP: VoIP, necessita de software para transformar sinais analógicos em digitais.
  • Híbrido: Aparelho que combina linhas analógicas e IP, permitindo a escolha do tipo de linha nas chamadas.

A escolha do tipo de PABX convencional depende das necessidades da empresa. Estes sistemas requerem espaço físico, equipamento, instalação especializada e manutenção dos aparelhos. A Rcom Telecom oferece um contrato de manutenção que tem o objetivo de proporcionar ao cliente atendimento rápido para restabelecer o funcionamento dos equipamentos em caso de falhas ou defeitos, assim mitigando problemas nos processos produtivos. Dar suporte técnico ao cliente junto às operadoras de Telecom quando houver problemas externos, efetuar manutenção preventiva para evitar falhas inesperadas no futuro, fazer atualização de Software, alteração de programação quando necessário etc.. e então trazer previsibilidade nos custos de manutenção dos mesmos.

PABX em Nuvem

Também conhecido como Telefonia VoIP (Voice over Internet Protocol), o maior diferencial é que este não requer equipamento físico. Portanto a empresa usa a internet para chamadas, com o sistema funcionando inteiramente na nuvem, acessível de qualquer dispositivo com internet, de qualquer lugar do mundo. Então não é necessária uma linha telefônica analógica; um número virtual pode ser usado para gerenciar ramais virtuais. Aparelhos de telefone podem ser adaptados para captar o sinal digital com um adaptador (ATA).

Esta opção conta com diversas ferramentas que você pode encontrar aqui:
https://rcomtelecom.com.br/produto/pabx-em-nuvem-ramal-hosteado/

Qual escolher?

O que sua Empresa precisa: Por que migrar do PABX convencional para o em nuvem? As necessidades de comunicação interna e atendimento externo? Existem funcionalidades que são necessárias? E quais as Diferenças PABX Convencional x Nuvem? Certamente, essas são algumas perguntas que devemos fazer.

Avaliação da Estrutura: Verifique a situação atual da telefonia na empresa. A quantidade de ramais é suficiente? Existem colaboradores externos? Quantos minutos utiliza de ligação externa? Possui filiais? Já existe uma instalação? Sabemos que isso pode ser bem complicado para avaliar e por conta disso disponibilizamos nossos consultores, fazemos toda avaliação de forma gratuita e sem compromisso, oferecemos as melhores soluções, mas sempre levando em conta qualidade e redução de custo. 

Tecnologia: Avalie as necessidades tecnológicas da empresa e ferramentas integradas garantam agilidade na comunicação. Por exemplo, a integração do PABX com o CRM aumenta a eficiência no atendimento ao cliente e atualmente a Rcom Telecom trabalha com ambas soluções, tanto o convencional quanto o virtual, por se tratar de uma empresa que já atua com telecomunicações e TI há mais de 23 anos, estamos aptos para avaliar a situação de cada cliente e sua individualidade, contamos com um time de consultores e técnicos extremamente qualificados. Fizemos este artigo para que entenda um pouco sobre cada solução, mas antes de optar pelo Convencional ou em Nuvem, ou até mesmo escolher se irá contratar ou renovar com determinada operadora (e se amarrar em um longo contrato) peça uma avaliação totalmente gratuita e sem compromisso com um dos nossos consultores.

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